Como se livrar de cupins de madeira seca

Como se livrar de cupins de madeira seca

Como se livrar de cupins de madeira seca – O cupim de madeira seca é um inseto bastante conhecido pelos estragos causados no ambiente doméstico. A madeira costuma ser o principal alvo dos ataques de cupins, ainda que materiais como o papel também sejam uma opção.

Acontece que a alimentação do cupim é baseada em materiais que contenham celulose em sua composição e a madeira é o principal alvo desse inseto. Basicamente, isso se resume a qualquer coisa produzida à base de plantas. Ao todo, já existem mais de 2 mil espécies de cupim oficialmente catalogadas. Embora apareçam em todo o mundo, são encontradas principalmente nas áreas de clima tropical e subtropical.

Tal como as formigas e as abelhas, os cupins são insetos eussociais, ou seja, que vivem em colônias onde há estabelecida uma hierarquia. Essa forma de organização divide seus integrantes em castas onde cada inseto possui uma função permanente.


O que é cupim de madeira seca?

O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) é uma espécie de cupim que apresenta colônias pequenas, normalmente restritas à peça de madeira atacada, apresentando sinais externos de ataque bastante discretos.

A infestação por cupins de madeira encontra-se em expansão no Brasil, onde se acredita que o cupim de madeira seca tenha sido introduzido através de importação de estruturas de madeira infestadas. Provavelmente de origem na Jamaica, este cupim vem se espalhando, através de navios, para o resto do mundo.

O soldado do cupim de madeira seca apresenta uma cabeça dura e volumosa com formato cilindroide e truncuda na frente, do tipo fragmótica, de cor castanha avermelhada escura a quase negra, que contrasta com o colorido esbranquiçado do resto do corpo. Quando necessário, o cupim de madeira seca utiliza a cabeça para obstrução de galerias de comunicação no interior dos ninhos como defesas contra inimigos.

As fezes dos cupins de madeira seca, pequenas bolinhas normalmente da cor da madeira, são eliminadas das câmaras especialmente construídas para este fim. As fezes se acumulam, assim, logo abaixo do orifício de eliminação, ao largo da peça atacada. Esse é o mais típico sinal de infestação por cupim de madeira seca. O cupim de madeira seca quando infesta peças pequenas que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo a de menor tamanho.

A capacidade dos cupins de madeira seca de habitar móveis facilmente transportadas, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão, quando os moveis são transportados para diferentes regiões geográficas. Em geral, os cupins causadores de problemas pertencem a três diferentes tipos: cupim subterrâneo, cupim de madeira úmida e cupim de madeira seca, sendo esse último o foco do artigo. Confira a seguir:


Como identificar cupim de madeira seca?

Já fizemos acima uma descrição completa de como identificar o cupim de madeira seca através de seus hábitos, biologia e focos de infestação. Sem sombra de dúvidas, a melhor forma de encontrar e combater uma praga é sabendo diferenciá-la de insetos comuns. Desse modo, selecionamos também as principais características do cupim de madeira secaem relação às formigas e outros tipos de cupins. Confira a seguir:

Cupim de madeira seca x Formigas

As formigas nada mais são do que vespas evoluídas. Enquanto isso, o cupim de madeira seca parte da evolução de baratas. Embora possuam muitas características em comum, é possível diferenciá-las em comportamento e aparência.

Ambas as espécies possuem um estreitamento na porção central do corpo. A diferença é que, no cupim de madeira seca, esse estreitamento acaba sendo maior do que nas formigas.

Ao analisarmos as asas, existem diferenças na forma e no tamanho. Ainda que tanto as formigas quanto os cupins possuam dois pares de asas, o cupim de madeira seca possui pares simétricos, enquanto as formigas possuem asas traseiras menores que as dianteiras. Por fim, é possível observar diferenças nas antenas. No corpo dos cupins, aparecem esticadas, já as formigas possuem antenas dobradas.

Cupim de madeira seca x Cupim subterrâneo

O primeiro passo para distinguir esses tipos de cupim é observar seu habitat. Como o nome já sugere, os cupins de madeira seca atacam móveis e lá constroem seus ninhos. Ao mesmo passo, os ninhos de cupins subterrâneos estão localizados sob a terra.

Tal característica faz com que o cupim subterrâneo tenha sua sobrevivência dependente da elevada umidade do local onde constrói seu ninho. Enquanto isso, essa não se trata de uma característica de extrema relevância para cupins de madeira seca.

Outro fato interessante é que as colônias de cupins subterrâneos costumam ser maiores do que aquelas formadas por cupins de madeira seca, dada a disponibilidade de espaço. Quanto à alimentação, os cupins subterrâneos costumam ser mais específicos: se alimentam apenas da parte mais mole da madeira. Essa espécie pode se alimentar também do próprio barro onde vivem e as fezes se assemelham a papelão.

Os cupins de madeira seca se alimentam de qualquer madeira existente no local. As fezes são parecidas com areia e geralmente são conduzidas pelos insetos para pequenos buracos construídos na madeira. Basicamente, cupins subterrâneos vivem em árvores em processo de decomposição. Já os de madeira seca são encontrados em móveis do ambiente doméstico.

Cupim de madeira seca x Cupim de madeira úmida

Encontrar cupins de madeira úmida pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Sendo assim, a diferenciação nesse caso acaba sendo mais fácil e rápida.

Simplificando, basta observar bem características como a cor e o tamanho. Cupins de madeira seca possuem cor creme e acastanhada, enquanto os cupins de madeira úmida aparecem na cor marrom escuro. Vale lembrar também que os insetos dessa segunda espécie costumam ser um pouco maiores do que os da primeira.


Sinais de infestação por cupim de madeira seca

Descobrir que os móveis de sua casa estão sendo atacados por cupins pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Muitas vezes, a colônia leva em média 8 anos para que os estragos causados sejam percebidos. A principal justificativa para isso é que esses insetos vivem e se alimentam no mesmo espaço. Sendo assim, é necessário atentar-se até mesmo aos pequenos detalhes que possam indiciar uma infestação por cupim de madeira seca.

O momento mais apropriado para localizar uma colônia de cupins de madeira seca ocorre em torno de 4 anos após a construção do ninho. É nesse período que a rainha libera hormônios que fazem com que os cupins alados nasçam. Antes disso, a reprodução é mais restrita ao povoamento interno do ninho.

Os cupins alados são os famosos enxames, responsáveis pela busca de parceiros na construção de uma nova colônia. O nome se dá em razão de se tratarem dos únicos cupins do ninho a possuir asas.

Esse é o sinal mais perceptível da existência de cupins em sua casa. No entanto, acontece poucas vezes, em torno de uma ou duas ao longo do ano, sendo que a população originada gira entre 10 e 100 indivíduos. Infelizmente, por ser de pequena amplitude, esse é um fenômeno pouco visível, mas nada impede que você se atente aos sinais. Confira mais sobre cada um deles nos tópicos a seguir:

1. Asas descartadas

Foque nas regiões próximas a fontes de luz, tal como as janelas. Como mencionado, os cupins de madeira seca alados deixam seu ninho procurando por parceiros nessas áreas, principalmente após períodos de chuva.

Ao encontrar o parceiro ideal, os alados descartam suas asas, uma característica do processo de evolução para cupins rei e rainha. Isso possibilita que originem uma nova colônia. Por isso, caso você se depare com pequenas asas nessas regiões, é muito provável que possua algum móvel infestado em sua casa.

2. Móveis ocos

Se você tem suspeitas de que um móvel está sendo atacado por cupins, uma ótima maneira de confirmar isso é batendo com as mãos sobre a superfície. Como os cupins se alimentam da madeira pelo lado de dentro, é muito provável que o som emitido seja oco.

Além disso, deformações também são um grande sinal da existência de cupins de madeira seca na região. O fenômeno pode ser observado através da pintura, que pode estar inchada ou descascada.

3. Ruídos

Por menores que sejam, os cupins também produzem sons ao atacar nossos móveis. Mantendo o ambiente silencioso, se aproxime da superfície e verifique se há algum ruído ou estalo vindo do objeto. Em caso afirmativo, é provável que a região esteja infestada.

Isso acontece quando os cupins operários fazem barulho ao se movimentar e comer a madeira. Os cupins soldados fazem o mesmo devido ao hábito de bater a cabeça contra as paredes para alertar o resto da colônia de algum perigo.

4. Fezes excretadas

Uma das características comportamentais do cupim de madeira secaé que eles criam túneis para eliminar suas fezes. O intuito desse processo é liberar mais espaço e fazer com que os buracos da colônia permaneçam sempre limpos.

As fezes desses insetos de assemelham bastante com areia ou madeira triturada. Por isso, é comum encontrar pequenos montes desses excrementos sob os móveis infestados.

5. Dificuldade em abrir ou fechar portas

Na maioria das vezes, as pessoas acabam associando a dificuldade em movimentar portas e janelas com a idade dos móveis ou o clima da região. Contudo, nos casos em que essas vias de acesso são produzidas em madeira, esse pode ser um sinal de infestação por cupins.

Ao se alimentar da madeira, esses insetos liberam certa umidade em seus túneis. Como toda madeira seca, a água causa deformação e por isso pode dificultar o movimento das peças. Se tratando de uma busca por cupim de madeira seca, você deverá associar alguns dos sinais mencionados para ter a devida convicção sobre o caso. Nem sempre será possível identificar todos eles, mas encontrar pelo menos dois ou três é bastante comum.